TÍTULO: Programa “GRUPO +”
DINAMIZADOR: Departamentos de Línguas Estrangeiras e de Matemática
DESTINATÁRIOS: Alunos do 2º e 3º ciclos
INTRODUÇÃO
Acreditamos que a motivação intrínseca na vida académica, profissional, social ou pessoal advém primordialmente do sentimento de competência, da capacidade de saber fazer, geradora de auto-confiança, auto-estima e de ambição de fazer mais e melhor.
Nas aprendizagens académicas, e em especial em áreas em que os conteúdos lecionados apresentam um desenvolvimento continuado – mais notório no caso das línguas e da matemática -,podendo o aluno sentir dificuldades que, em algum momento deste percurso, reduzem significativamente os níveis de auto-confiança, motivação e desempenho, muitas vezes o aluno acaba por deixar de empenhar-se pois este não investimento aparece como a melhor justificação para a situação de insucesso.
Neste contexto, tratar todos os alunos de igual forma, sem atender às necessidades de cada um, acaba por significar tratá-los de forma diferente.
O sistema educativo português permitiu a possibilidade de criar grupos de nível, não confundir com turmas de nível, mais homogéneos, que permitissem ao professor realizar um trabalho mais assertivo junto dos alunos levando-os a redescobrir o seu potencial de realização.
No respeito pela dinâmica de progresso emocional e académico dos alunos o Colégio Campo de Flores decidiu criar o projeto “GRUPO +” na disciplina de matemática e de inglês.
O que é que se entende por diferenciação pedagógica?
É um conjunto de medidas didáticas que visam adaptar o processo de ensino aprendizagem às diferenças importantes inter e intra individuais dos alunos, a fim de permitir a cada aluno atingir o seu melhor potencial na aprendizagem.
O que é um grupo +?
É um grupo homogéneo de alunos no que diz respeito ao desempenho escolar. Neste contexto pretendemos proporcionar a cada aluno uma experiência mais eficaz e adequada às suas caraterísticas, tendo como objetivo fundamental a promoção do sucesso escolar.
Quais são os grupos + propostos?
Definimos três níveis (desenvolvimento, consolidação e estruturação).
Quantos são os grupos em cada ano de escolaridade?
Em cada duas turmas são criados três grupos permitindo que a própria dimensão do grupo seja menor.
Quais são os critérios de formação dos grupos +?
A proposta de atribuição do nível dependerá do desempenho escolar e do comprometimento do aluno para com a disciplina.
Há quantos anos desenvolve o Colégio este projeto?
Iniciou-se a título experimental no 2º período do ano lectivo 2013/2014 no 5ºano de escolaridade na disciplina de inglês e no 6ºano de escolaridade na disciplina de matemática.
No ano lectivo de 2014/2015 o projeto estender-se-á ao 6º ano na disciplina de inglês e ao 5º e 7º ano na disciplina de matemática.
Há resultados que evidenciem o sucesso do projeto?
Sim e a vários níveis: o trabalho em sala de aula é mais coerente e ajustado aos alunos; o rendimento escolar apresentou já sinais de melhoria mas necessitam de confirmação o que só uma aplicação mais duradoura garantirá e a aceitação pelos alunos e encarregados de educação foi praticamente unânime.
É possível a transição entre níveis?
Os alunos podem transitar em função dos seus progressos caso estes se revelem de forma consistente e regular. Esta decisão será tomada pelo departamento curricular e apresentada aos encarregados de educação.