Hanukkah – A festa das Luzes

Esta foi uma semana cheia de partilhas.
A Sara e os pais vieram aquecer a nossa manhã com a partilha sobre uma festa especial.
O Natal está a chegar e a verdade, é que os nossos meninos já só falam nesta época festiva e temos conversado sobre os costumes e tradições que existem nas nossas famílias. Soubemos que a vivência da Sara era um bocadinho diferente da nossa, mas muito mágica.
Ficámos curiosos e convidámos a Carina e o Pedro, pais da Sara que, de uma forma muito simpática, acederam ao nosso pedido e vieram contar-nos como vivem esta época do ano, tão especial, também para eles.

Explicaram-nos que celebram o Hannukah, a festa das luzes, uma das principais celebrações judaicas.
Aprendemos que o Hanukkah (que este ano tem início no dia 7 de dezembro) se festeja durante 7 dias, nos quais se acendem velas na “menorah” (um candelabro de 7 braços), para purificar o ar e iluminar a escuridão.
Deliciámo-nos com alguns doces típicos desta festa, como as “suvganiots” (as famosas bolas de berlim) e descobrimos que, durante os 7 dias da festa das luzes, a Sara recebe presentes simbólicos, para marcar cada dia.
Mas o mais importante foi, sem dúvida, aprendermos que as mensagens mais importantes desta festa são:

Nunca ter medo de defender o que é certo (na eterna luta do bem contra o mal); respeitar as diferenças e os outros; saber que, mesmo uma pequena luz, colocada no parapeito da janela, pode servir de farol na escuridão; e que praticar o bem, é espalhar a luz.
E, nós que ainda somos pequeninos, estamos a aprender, de uma forma simples, que respeitar o outro começa por saber que existem culturas, religiões e crenças diferentes da nossa.
Pode ser que possamos nós, um dia, ser veículos de paz no mundo.
Obrigada, Carina e Pedro, pela vossa disponibilidade e pela partilha desta festa tão mágica. Feliz Hannukah!

Grupo dos 4 anos A – Educadora Marta